Quem Não Conhece Linhaça Desconhece o Cavalo - Artigos - Bis Vídeo - Vaquejadas

ARTIGOS

Quem Não Conhece Linhaça Desconhece o Cavalo

QUEM NÃO CONHECE LINHAÇA

                                      DESCONHECE O CAVALO

 

Há cerca de 1 milhão e meio de anos atrás a terra  passava por uma das mais longas eras glaciais da história, e o cavalo continuou existindo porque conseguiu refúgio para as vastas planícies da Ásia central, local das maiores e mais férteis pastagens de todo o planeta.

Eram terras com altitudes que evitavam seu congelamento total no auge da era do gelo e o não alagamento nos períodos de descongelamento. Eram forradas com bom capim nativo (volumoso) e algumas poucas espécies nativas de cereais dentre elas a poderosa  linhaça (como concentrado).

A Era do Gelo, foi um impacto de forte seleção natural, dizimando muitas espécies animais e principalmente vegetais. Para que a cadeia alimentar pudesse manter sua oferta nutricional, alguns vegetais tiveram que se virar em três. Um exemplo típico foi a linhaça; mais parece uma mistura do que um único alimento.

Mesmo considerado um alimento energético, com mais de 30% no seu EE (estrato etéreo), é um alimento com mais de 20 % de proteína de alto valor biológico, com todos os aminoácidos necessários ao maior atleta que habita sobre a nossa terra.

Não termina aí.

Dentro do enorme percentual de  gordura vegetal como fonte de energia, a grande maioria é de gordura insaturada  -  a gordura boa, e dentro dessa os dois componentes mais poderosos da natureza – os ômegas 3 e 6.

Só alguns poucos peixes de água gelada como o salmão, têm tanta quantidade e principalmente  proporção tão próxima da ideal de 3,6 : 1 entre ômegas 3 e 6. 

 

E o que esses ômegas 3 e 6 fazem ?

# aumentam a viscosidade dos óleos que lubrificam  as articulações e tendões. Prevenindo atrites e tendinites.

#  mantêm o sangue mais fluido nas extremidades onde os vasos são muito pequenos, como aqueles no interior dos cascos. Daí ser também um medicamento preventivo contra laminites.

 

# aumentam a elasticidade dos vasos sanguíneos, melhorando a capacidade de oferta de sangue e oxigênio aos tecidos, evitando os processos de acidose, fadiga precoce e vida mais longa ao atleta.

 

# talvez um dos mais importantes, o fato de ser um alimento HIPERCONCENTRADO , isso é, necessitando de menor quantidade para alcançar a necessidade. Sendo então um alimento e medicamento contundente contra cólicas intestinais.  

 

Para fechar a história : assim como os Ursos optaram evoluir  no sentido de armazenar energia e ibernar durante os rigorosos invernos, os cavalos ao contrário viviam em constantes galopes para criarem dentro deles próprios uma condição climática favorável. Corriam para esquentar. Galopavam para sobreviver.

Foram quase 2 MILHÕES de anos de treinamento.

Agora você conhece mais sobre cavalo e pode concluir que cavalo sem linhaça pode ficar numa GELADA.

 

QUEREM ESPERIMENTAR ?

ENVIE PARA [email protected]

o manejo dos seus cavalos para que eu possa beneficiá-los com essa sorte.

 

CAVALO E LINHAÇA

               FARINHAS DO MESMO SACO.         

 

GUSTAVO BRAUNE.

Nos acompanhe nas redes sociais